domingo, 24 de outubro de 2010

DE BRASÍLIA AO USHUAIA EM DUAS RODAS

UM BREVE HISTÓRICO DA VIAGEM.

Este Blog pretende relatar a viagem de 04 motociclistas que sairão de Brasília-Brasil com destino ao Ushuaia-Argentiana.
A partida acontecerá no dia 26/12/2010 e terá duração aproximada de 35 (trinta e cinco) dias.
A ideia de fazer essa viagem surgiu de uma conversar entre os motociclistas Antonio César, que externou ao Cláudio sua vontade de conhecer a Patagonia em duas rodas. O Cláudio ficou entusiasmadissimo com a idéia de viajar de moto pela América do Sul. Essa conversa aconteceu em dezembro de 2008. Em fevereiro de 2009, o Cláudio fez contato com o Antonio César para dar prosseguimento à idéia da viagem, no que o Antonio César informou da impossibilidade, por motivos particulares, de prosseguimento à viagem.
Todavia, o Cláudio, imbuído do espírito aventureiro, divulgou a idéia entre seus companheiros de motociclísmo, e conseguiu a adesão de mais 03 motociclistas aventureiros: Inácio, Eduardo e Amorim. Assim, a partir de fevereiro de 2009 os 04 motociclístas passaram a ter reuniões mensais com o objetivo de planejar a viagem. Desde o início esse planejamento indicou que essa aventura terá um custo elevado, para quem depende de salário, o que motivou o início de uma poupança entre o grupo. Essa etapa será vencida no mês de novembro/2010, quando será efetuado o último de um total de 20 depósitos.
OS MOTOCICLISTAS E SUAS MOTOS. O grupo está composto pelos seguintes motociclístas: Amorim, integrante do Moto Clube Sarracenos, que estará pilotando uma SUZUKI DL650 V-STROM;
Inácio, integrante dos Águias do DF Moto Clube, que também estará pilotando uma SUZUKI DL650 V-STROM;
Eduardo, integrante dos Águias do DF Moto Clube, que estará pilotando uma HONDA HORNET 600; e
Cláudinho dos Águias do DF Moto Clube, que estará pilotando uma SUZUKI GSX650F.
Essa é nossa primeira postagem e esperamos contar com a colaboração dos nossos hermanos em solos Argentino, Chileno e Uruguaio nessa nossa aventura pela América Latina em duas rodas.

1º dia de viagem - domingo - 26/12/10
Saímos de Brasília às 07:00 horas. Pegamos muita chuva no percurso até Goiânia. Chegamos à cidade de Lins/SP, nossa primeira parada, às 17:38 horas. Percorremos 847 km.
2° dia de viagem - segunda-feira - 27/12/10
Às 07:30 horas demos início ao nosso segundo dia de viagem, saindo de LINS/SP com destino a FOZ DE IGUAÇÚ. Saímos com o tempo bom, que perdurou até às 15:00 horas, quando então, próximo à região de Maringá caiu uma chuva torrencial, que nos acompanhou até perto de Londrina-PR, algo em torno de 02 horas de muita chuva, ao ponto dos carros pararem nos acostamentos. Após esse "dilúvio", que contribuiu fortemente para o atraso de nossa viagem, conseguimos concluir o segundo dia de planejamento chegando à cidade de FOZ às 21:00 horas, junto com o cair dos últimos raios de sol, uma vez que estamos no horário de verão.
Quanto a hospedagem, a nossa reserva, que pensavamos que existia, não estava confirmada. A cidade de Foz está lotada por conta da época de fim de ano. Depois de certa dificuldade, conseguimos um hotel com apenas um apartamento disponível para 04 pessoas (é muito homem num quarto só....rsrs) e distante do centro da cidade. Mas foi melhor do que ficar sem teto...kkk.
KM percorrido no dia: 903km
KM total até o momento: 1850 aproximadamente
Total de combustível gasto: 89 litros
Preço da hospedagem: R$ 220,00

3º dia de viagem - terça-feira - 28/12/10
Hoje foi um dia atípico e de muita expectativa, pois tratava de atravessar a fronteira Brasil/Argentina. Toda a documentação seria checada e tudo teria que estar correto. De fato tudo saiu conforme o planejado.
E como foi essa travessia de fronteira?
Quando se chega à aduana, encontra-se uma fila quilométrica de carro. Logo, aí vai uma sugestão para quem for fazer esse tipo de viagem. Chegue cedíssimo à aduana, pois perde-se em torno de 04 ou mais horas na dita fila. No nosso caso, como estávamos de moto, "cortamos" fila. Ou seja, quem está de moto tem o privilégio de passar à frente dos carros, cujos motoristas devem ficar p... da vida com tal costume.
Nós chegamos à aduana/fronteira às 10:00 horas e saímos, após cambiar Real por Peso, às 12:00 horas. E aí vai outra sugestão sobre o câmbio: deixe para fazê-lo do lado da Argentina, é muito mais em conta. Enquanto em Brasília o câmbio estava R$ 0,60 para um Peso, aqui na casa de câmbio da aduana estava R$ 0,44 para cada Peso.
Após todos os procedimentos supradito, seguimos viagem já em território argentino. Que felicidade!!! Se melhorar vira festa! É tudo de bom! O grupo está unido e muito coeso nas tomadas de decisões que surgem a cada momento. Ou seja, está correndo tudo muito bem.
Neste momento estamos na cidade de Posada, Província de Misiones-Argentina.
Estamos hospedados em um hotel chamado Continental (End. Entre Rios 2384 - tel/fax 54-3752-420199 e-mail: anamatours@ciudad.com.ar ), que é muito bom e recomendamos. Hoje a diária para apartamento standart doble está custando $ 286,00 pesos. Após pedir um desconto (com muita insistência), a diária ficou por $ 250 pesos.
Quilometragem rodada no dia: 282 km
Total de combustível gasto até o momento: 105 litros
4º dia de viagem - quarta-feira - 29/12/10
Demos início à viagem às 09:00 horas. Por um ato falho, deixamos de abastecer as motos ao sair da cidade de Posada. Consequência: às 10:20/h uma moto ficou sem gasolina, e logo em seguida outra moto também ficou sem gasolina. Todavia, como tínhamos um galão de gasolina de reserva, o problema foi resolvida e a lição aprendida. Ou seja, mais atenção quanto ao momento de abastecer as motos.
Nesse dia rodamos 769 km e estamos na cidade de LA PAZ, Província de Entre Ríos-Argentina. Chegamos às 19:50 horas.
Hospedagem: Hotel Rivera - end.: Av. San Martin 367 - tel 03437-423437/424780 - e-mail hotelrivera@flytel.com.ar - http://www.hotelrivera.com.ar/
Valor da diária: $ 140,00 apartamento duplo - Hotel recomendável.
Quilometragem rodada no dia: 769 km
Quantitativo de combustível gasto: 145 litros.
5º dia de viagem - quinta-feira - 30/12/10
O tempo esteve bom até às 18:00 h, quando chegamos à cidade de Carlo Paz. A próxima cidade era MINA CLAVERA/Província de Córdoba a 100 km de distância. A pista não tinha acostamento e é muito sinuosa. Trata-se de uma cordilheira com 2.500 metros de altitude. Nesse trecho, além das curvas muito fechadas, enfrentamos muita chuva, frio e neblina. Mas nada é tão ruim que não possa piorar...rsrs! Após parar a chuva, o frio e a neblina, pensavámos que estávamos tranquilo. Que nada!!! Enfrentamos um outro trecho com forte corrente vento lateral. Vamos repetir para quem estiver distraído... enfrentamos uma forte corrente de vento lateral!!! Odito vento era tão forte que era capaz de derrubar a moto, caso não tivessemos segurando firmemente o guidon. Precisamos de força e atenção para evitar acidentes. Foi uma experiência incrível. Muito interessante. Terminado o trecho da cordilheira, tudo voltar a correr dentro da normalidade. Tudo está indo muito bem.
Dormimos em MINA CLAVERA - Província de Córdoba
Rodamos 730 KM
Combustível gasto acumulado: 187 litros
KM total: 3.538
Hospedagem: Espana Hotel - Diária: $ 115,00 - Apart. duplo
6º dia de viagem - sexta-feira - dia 31/12/10
Saímos às 09:00h. Viajamos com tempo bom. Até o momento, o povo argentino tem sido muito receptivo ao nos verem passar pelas rodovias e cidades. Alguns acenam e outros sinalizam com buzina ou o farol do carro, ao cruzarem com as motos. Acreditamos que isso se deva ao fato de estarmos viajando de moto, pois transmite um pouco do espírito de aventura que se divulga na mídia televisiva.
Chegamos à cidade de MENDOZA/AR às 17:25h.
Rodamos 480KM.
Quilometragem total: 4.020 KM
Consumo de combustível acumulado: 214 litros
Hospedagem: URBANA HOTELES - end.: 25 de mayo 1590 - fone: 54.261.4340333
Estamos em 31/12/10 - Noite de Ano Novo. O grupo aproveita esse momento para desejar a todos FELIZ ANO NOVO, TURBINADO DE REALIZAÇÕES, MUITAS FELICIDADES, DINHEIRO NO BOLSO, MUITA PAZ, SAÚDE E QUE DEUS ILUMINE NOSSOS CAMINHOS!!!
7º dia de viagem - sábado - 01/01/2011
Deixamos Mendoza-AR às 09:30h. Após percorrermos 40km, um dos motociclistas falou que havia esquecido o celular carregando no hotel....hummmm... muita calma nessa hora...rsrs. Mas a decisão foi rápida: 02 motociclistas retornaram para buscar o celular, o que levou 01hora de ida e volta (e mais 80km no percurso). No momento da parada, como não havia condições dos outros 02 motociclistas ficarem esperando no mesmo lugar em paramos, por falta de acostamento e uma sombra, os mesmos seguiram em frente até encontrarem uma família residente nas montanhas dos Andes, já no início das Cordilheiras dos Andes, onde foram recebidos muitos bem, inclusive com uma cerveja dos ANDES para se refrescarem (enquanto isso, os dois que foram buscar o celular estavam quebrando a cabeça para achar o tal do hotel em que ficou o celular...kkk). As perssoas com quem esses dois motociclistas se encontraram, que moram na beira do rio que corre nas montanhas dos Andes, são chamadas de "Pueblos del río".
Logo após nos juntarmos para retomada do percurso e paramos no próximo abastecimento, encontramos 03 alemães motociclistas com suas motos cheias de bagagens "penduradas". Estavam conhecendo a América do Sul de moto e foram muito simpáticos. Houve clima de amizade e poses para fotos(que depois irão ao blog). Além dos alemães, hoje encontramos motociclistas da Bahia (mas que as motos foram de caminhão até o RS-saíado do Brasil), de São Paulo e do Paraná.
Chegamos à aduana integrada ARGENTINA/CHILE´às 15:40h e saímos de lá às 18:20h. O sistema é muito burocrático e lento, em função do preenchimento "manual" de vários formulários, diferentemente da aduana BRASIL/ARGENTINA, em que não houve necessidade de se preencher qualquer formulário. Além da burocracia, ao sair da aduana ainda há a revista da bagagem e apresentação dos documentos para passar pela "porteiras". Temos que registrar que é um pouco confuso, infelizmente.
ARGENTINA -rodamos 2.595 km em solo argentino nesta fase do percurso.
CHILE - Chegamos à cidade de LOS ANDES-CHILE às 20:00h.
Quilometragem total: 4.385 km.
Quilometragem do dia: 512 km.
Consumo de combustível acumulado: 241 litros.
Hospedagem: Hotel Santa Teresa - Avda Santa Teresa 1203 LOS ANDES - CHILE - Fone: 0056-34-464939 E-mail: hotelsantateresa@hotmail.com
Diária: $ 22.000,00 pesos chilenos.`
8º dia de viagem - Domingo - 02/01/2011
Às 12h partimos com direção à cidade de Santiago, onde chegamos às 14h.
Em Santiago, levamos muito tempo procurando um hotel. Nesse meio tempo, conhecemos o simpático e comunicativo casal Rafael e Andréia, procedentes de Conselheiro Lafaiete- MG, que estavam em visita ao Chile. Após a hopedagem, fomos ao Mercado Central, onde conhecemos o minerador Cláudio e sua família. À noite recebemos a visita dos amigos chilenos Mário, Maitê e Xiomara, que estavam acompanhados do amigo e padrinho de Xiomara, Mauro Ramos. São pessoas muito amável e boníssimas, muito queridas e prestativas, que nos convidaram para um jantar, cuja comida, que estava muito deliciosa, foi preparada pelo Mauro. (lembrete de uma bebida especial: melão com vinho branco, gelo e açúcar). Registra-se que apenas 02 mociclista foram ao jantar, pois os outros 02 estavam com dor de barriga (diarréia memso...rsrs).
O apartamento em que jantamos situa-se em um edifício muito alto de Santiago, de cuja cobertura tivemos o privilégio de ver a cidade do alto e tirar muitas fotos.
Quilometragem total: 4.491 km.
Quilometragem rodada no dia: 105Km
Combustível gasto acumulado: 241 litros (sem abastecimento no percurso).
Hospedagem: Hotel "Di Maurier". end.: Moneda 1510 - fone: 6957750 fax 6966193 http://www.hoteldimaurier.cl/ Santiago-Chile
9º dia de viagem - Segunda-feira - 03/01/2011
Iniciamos o dia fazendo uma visita a uma amiga chamada América, que mora na rua sucri 1300 - esquina com a rua José Manoel Infante - Niñoa. Enquanto procurávamos o endereço da América, um dos motociclistas deixou seu capacete pendurado numa árvore. Aconteceu que estávamos ao lado da casa que procurávamos. Assim, todos entraram na casa e ao sair o capacete havia desaparecido.
De acordo com nossa programação, tinhamos que trocar o óleo e filtro das motos. Para essa tarefa, tivemos o total apoio dos nossos amigos chilenos, sempre muito prestativos e presentes, que nos levaram ao comércio de Santiago. Aproveitamos para registrar nossos agradecimentos ao Mário, à Maitê (sempre acompanhada da pequenina e bela Xiomara) e ao Mauro. A troca de óleo e filtro ocorreu na rua COPIAPO 330- fone 6347244 - cel. 08.570.84.91 - e-mail: oskarvr@msn.com e custou $ 18.000,00 pesos chilenos.
Quilometragem total: 5.028 km
Quilometragem do dia: 520km
Combustível gasto acumulado: 284 litros
Hospedagem: Hotel Concepcion - Rua Serrano 512 - fone 2629000 - hotelconcepcion@entelchile.net http://www.hotelconcepcion.cl/
Diária: $ 36.000,00 apartamento duplo
10º dia de viagem - Terça-feira - 04/01/2011.
Saímos de Concepción às 15h com destino à cidade de Temuco, onde chegamos às 21h.
Consideramos importante registrar que, em Concepción, fomos parados pelos CARABINEROS, polícia de Chile, que após colher informações da nossa procedência e adotar os demais procedimentos de praxe, nos brindou com uma INSÍGNIA/BOTÓM da polícia Chilena, vaticinando que o mesmo representa sorte nas autopistas chilenas. Os carabineros são tidos como polícia muito rigorosa, porém correta, honesta e gozam de muito respeito junto à população chilena. Em outras palavras, não há indícios de que policiais carabineros tenham tentado levar vantagens outras no exercício de sua profissão. A polícia Chilena está de parabéns e merece o nosso registro de agradecimentos.
Quilometragem total: 5.396 km.
Quilometragem do dia: 367km
Combustível gasto acumulado: 306 litros
Hospedagem: Hostal Chalet Alemán (Hostal do Alemão) - end.: Rua Antonio Varas 349 - fone: 212818 - Temuco - Chile.
Diária: $ 40.000,00 pesos chilenos (Pagamos U$ 87,00 -dólares)
11º dia de viagem - Quarta-feira - 05/01/2011.
Conseguimos sair de Temuco às 09:00h. Chegamos à aduana Chilena às 15:30h. O procedimento foi tranquilo.
Nossos registros marcam 1.461 km rodados em território Chileno.
Percorremos mais 40 km para chegarmos à aduana da Argentina. O procedimento também foi tranquilo.
Chegamos à cidade de San Carlos de Bariloche.
Quilometragem total: 5.929
Quilometragem do dia: 533 km
Combustível gasto acumulado: 329 litros.
Hospedagem: Hostería PUYEHUE - end.: Elordi 243 - S.C. Bariloche. Tel.: 02944-422196 - info@hosteriapuyehue.com http://www.hosteriapuyehue.com/ - RECOMENDÁVEL (tipo pousada simples)
Diária: $ 220,00 apartamento duplo.
12º dia de viagem - 06/01/2011 - Quinta-feira
Ficamos em S. C. Bariloche para descanso de uma dia.
Aqui tivemos apoio dos motociclistas Felipe e Rodrigo, pessoas muito boas e prestativas.
Antes de nossa chegada a Bariloche, conhecemos os motociclistas Agrupacion Lobos Del Sur -Cipolletti- Rio Negro-Ar.
Já em Bariloche conhecemos o FRADIQUE, motociclista de São Luís do Maranhão, que já percorreu a rota do Ushuaia, mas que nessa viagem estava de carro com a família, sua mulher Carla e o filho Daniel. Conhecemos alguns integrantes do WIND RIDERS MC, motoclube da cidade, que também foram receptivo conosco.
Ainda em Bariloche almoçamos num restaurante instalado na Região dos Lagos. Depois fizemos um passeio pelo "Circuito Chico", onde apreciamos os cenários mais belos até o momento. À tarde lavamos as motos e onde conhecemos o Sr. Antonio Marins, que veio de João Pessoa-PB com mais 04 amigos. Trata-se de um cara muito legal com boas histórias e o seguinte pensamento sobre moto clubes: "esse negócio de moto clube e uma m..., só serve pra arengar".
13º dia de viagem - Sexta-feira - 07/01/11
Às 08:30 iniciamos mais uma dia de viagem. Deixamos Bariloche com tempo bom. Após 04 horas de estrada, início da tarde, enfrentamos fortes ventos laterais, o que passou a tornar a viagem desconfortável. Assim, às 17:30h chegamos à cidade de Gobernador Costa, onde repousamos, pois o tempo não estava favorável para continuar a viagem (muito vento e frio ao mesmo tempo!).
Quilometragem total: 6.481km.
Quilometragem do dia: 481km
Combustível gasto acumulado: 353 litros.
Hospedagem: "Doña Rosa" - -2945.491097 - Gobernador Costa-Província Chubut-Ar
Diária: $ 150,00 (apartamento duplo).
14º dia de viagem - Sábado - 08/01/11
Acordamos às 06:00 e às 07:00 já estávamos na estrada. O tempo estava feio: pouca chuva, mais muito frio. Pense num frio muito intenso... estava mais frio ainda. Paramos várias vezes para "arrumar" as luvas ou tentar fazer alguma coisa para "diblar" o frio, principalmente nas mãos. Enfim, tocamos a viagem com frio e fortes ventos. Ao final do dia, após rodar sem parar, inclusive para almoço, fizemos somente um lanche, chegamos às 19:50h à cidade de "Puerto San Julián".
Quilometragem total: 7.332 km
Quilometragem do dia: 851 km
Combustível gasto acumulado: 403 litros.
Hospedagem: Hotel Bahia -
Diária: $ 450,00 - Apartamento Quádrupl0.
15º dia de viagem - Domingo - 09/01/11
Partimos de Puerto San Julián às 09:00h com tempo bom. As estradas que estamos percorrendo nesse trecho não possuem acostamento, mas são boas para pilotagem. O cenário, composto por lindas montanha, grande formações de rochedos, que a cada dia se modifica. Ontem vislumbramos vegetação rasteira, poucas montanhas e com todo o horizonte à sua frente. Muitas das vezes surgem vales enormes, daqueles que só aparecem em filmes. Foi exatamente nesse cenário de vegetação rasteira que passamos a ver muitos grupos de LEBRES, EMAS e GUANACOS à beira da estrada. Embora estivessemos diante de rara beleza, todo cuidado era pouco, pois vimos muitos desses animais mortos por atropelamento.
Depois dos cenários deslumbrantes, voltemos à realidade da região, para quem está viajando de moto, é claro. Hoje, na parte da tarde, passamos por dificuldades extremas, com fortíssimos ventos e rajadas laterais. Pilotamos mais ou menos 200km com as motos inclinadas pela força do vento (o bom é que economizamos partes dos pneus, só gastamos as laterais....rsrsr!!!!). Todos ficamos com os braços doloridos, tamanha era a força aplicada para manter as motos na estrada (... assim economizamos dinheiro com academia de ginástica...kkk).
Finalmente chegamos, às 17:20h, à cidade de EL CALAFATE, tempo na cidade, diferente da estrada. Assim, tivemos tempo de escolher um hotel agradável. A cidade é muito bonita e tem um bom sistema de atendimento aos turístas, que chegam de todas as partes do mundo.
Quilometragem total: 8034km.
Quilometragem do dia: 702 km.
Combustível gasto acumulado: 440 litros.
Hospedagem: "Hotel Los Dos Pinos" -end.: 9 de julio 358 - El Calafate - Província de Santa Cruz - Argentina. Tel.: (+ 54) 2902-491271 / 491886. http://www.losdospinos.com/
Diária: $ 250,00 (apartamento duplo).
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Pessoal, o NET que trouxemos para a viagem DEU PAU. Assim, a partir deste momento as informacoes serao bem reduzidas e digitadas sem acentuacao gráfica em algumas palavras, devido aa configuracao do teclado (p. ex.: Em español nao existe o TIL e nem cecidilha).
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
15° e 16° dia de viagem - Estada em El Cafate
17° dia de viagem - Estada em Cerro Sombrero
18° dia de viagem - Chegada ao Ushuaia aas 18:00h. Total de quilometragem rodada, incluíndo os desvios e erros de direcao: 8.966km. Aas 19:40h a Giselda e Eliana chegarao de aviao ao Ushuaia. Tudo conforme o planejado.
19° ao 21°dia de viagem - Dias de turismo por Ushuaia.
22° dia de viagem - Início do retorno a Brasília. O grupo saiu aas 09:00h e a Giselda e Eliana aas 11:30h. Saímos com chuva e frio. A chuva passou depois de uma hora de viagem.Mas ficou o frio. Muito frio, que nos perseguiu por todo o dia e pela noite (que por aqui ainda é dia claro até aas 22:30h). Hoje foi dia de RÍPIO (estrada de pedras miúdas), onde a cada km rodado o motociclista está sujeito a um tombo. Além do rípio em si, estava chuvendo e fazia muito frio. No decorrer da viagem a chuva parou, mas ficou o frio. A estrada de rípio é o momento mais difícil da viagem, pois em alguns trechos ele (o rípio) é solto, precisando de muita concentracao, oracao e sorte para nao cair. Esse caminho tem 125km de rípio. Parece pouco, para quem rodou 8.966km. Mas, devido aos tipos de motos que estamos pilotando, a sensacao é de eternidade. Tanto é que, ao terminar o percurso, que durou 2:30h, o grupo parou para agradecer a Deus e se parabenizar pelo feito, concluído sem incidentes.
Depois do rípio e de 02 ADUANAS (saindo de Argentina e entrando no Chile e na sequencia saindo do Chile e entrando de novo na Argentina) chegamos aas 23:00h na cidade de Rio Gallegos.
Hospedagem: Hotel Avellaneda - End.: Avellaneda 928 Tel.: 54-02966-427051 hotelavellaneda2009@hotmailcom Rio Gallegos - Santa Cruz - Patagonia - Argentina,
Nota: Com relacao aa paralizacao na fronteira... Deus é Pai. Ela esteve aberta exatamente no momento em que as estavamos passando... )
23º dia de viagem - 17/01/11
Chegamos aa cidade de Puerto San Julián, onde chegamos em tempo de lavarmos as motos, pois estavam muito sujas por conta do RÍPIO. Nessa cidade dormimos mais cedo, uma vez que todas as noites estávamos parando muito tarde e, consequentemente, dormindo tarde da noite.
24º dia de viagem - 18/01/11
Nesse dia enfrentamos crise de abastacimento de combustível. Todo cuidado era pouco para ñ haver PANE SECA. Após percorrermos 753 km, paramos às 18h em um lugar chamado GARAYALDE, onde tinha um posto de combustíveis mas que estava em falta de gasolina. Estávamos com pouca gaolina e muito cansados naquele momento. Fomos informados de que na cidade de Camarones havia hotel e outro posto com gasolina. Camarones ficava a 75km em linha lateral do ponto onde estávamos. Tinhamos que ir e voltar para o mesmo ponto donde estávamos, no total de 150km. Nesse ponto de viagem ñ houve unanimidade na tomada de decisao. Assim, 02 motociclistas, acertadamente, foram para Camarones e os outros ficaram montaram barraca no tal lugar, onde passaram a noite em meio aa tempestade de vento. No dia seguinte os 02 motociclistas retornaram de Camarones com gasolina e a viagem prosseguiu.
25º dia de viagem - 19/01/11
Após rodarmos 609km, chegamos às 18h à cidade de Santo Antonio do Oeste, que era uma cidade turística/praiana e ñ sabíamos. Ela estava cheia / lotada/ invadida / de turistas e ñ encontramos hospedagem. Logo, tivemos que voltar para a estrada e, após percorremos 20km, encontramos um hotel (hospedagem sem qualquer conforto; sem internet; a àgua pingava na torneira e no chuveiro; a luz era intermitente, chegava e falta.... rsrs).
26º dia de viagem - 20/01/11
O dia foi puxado, pois percorremos 754 km até às 20h, quando chegamos à cidade de Las Grutas (Necochea). Acreditávamos, pelo nome, que se tratava de uma cidade com grutas e sem muito movimento de turistas. Ledo engano! É uma cidade de litorânea e estava "entupida", invadida de turistas. Ñ havia lugar nem para estacionarmos as motos, quanto mais para nos hospedarmos. Vejam bem, chegamos às 20h e atè às 23h ainda ñ havíamos encontrado um lugar para ficar. Houve várias tentativas sem qualquer sucesso, inclusive com apoio de pessoas da próxima cidade, até que o casal PABLO e SUSI sugeriu irmos para a cidade de BALCARCE, que ficava a 90km . O casal ligou para um hotel de BALCARCE e fez a nossa reserva, oportunidade em registramos nossos agradecimentos ao PABLO e SUSI pelo apoio prestado ao grupo. Chegamos a BALCARCE às 00:30h, que no total deu 110 km do ponto onde estávamos. Tratava-se da cidade natal de Juan Fangio, um dos mitos da década de 50/60 do automobilismo de F-1, o que valeu nossa estadia naquela cidade.
27º dia de viagem - 21/01/11 - sexta-feira
De Balcarce, um motociclista foi direto para Buenos Aires, pois precisava chegar em tempo de fazer revisao da sua moto. Os outros 03 seguiram em direçao à cidade de Mar Del Plata. Após conhecerem a orla da cidade e trocarem o óleo do motor das motos, deram prosseguimento à viagem até a cidade de Coronel Vidal, onde pararam para dormir.
Até o momento já rodamos 12.078 km
Combustível gasto acumulado: 635 litros

28º dia de viagem - 22/01/11 - Sábado
Em Coronel Vidal ficamos em uma hospedagem familiar, onde conhecemos a família de José Antonio, uma garoto de apenas 6 anos apaixonado por moto e que nos falou que gostaria de receber um "recuerdo" do Brasil. Demos a ele uma bandeira do Brasil e ele, que nem gente "grande", expontaneamente, pediu para a mae dele nos dar uma bandeira da Argentina, o que fato aconteceu. Foi um momento singular, assim como foi no Chile, quando uma familia também nos brindou com uma bandeira do Chile.
Deixamos Coronel Vidal com destino à cidade de Buenos Aires, onde chegamos às 18:40h.
Lembrete: Há forte policiamento na estrada entre os trechos BUENOS AIRES x MAR DEL PLATA. Recomendamos aos visitantes que ñ ultrapassem o limite de velocidade da via. Aviso muito importante!!!
Quando se está na estrada, o uso da comunicaçao se torna difícil, o que provoca desencontros e situaçoes inesperadas. Em funçao dessa dificuldade, só fizemos contato com o outro motociclista às 20h, aproximadamente. Por conta dessa demora na comunicaçao, o mesmo seguiu viagem e já está em Punta Del Leste, ficando acertado que nos encontraremos mais na frente.
Quilometragem rodada: 12.594km.
Combustível gasto acumulado: 663 litros.
29º dia de viagem - 23/01/11 - Domingo
Estamos em Buenos Aires, hospedados no Hotel dos Congresos, diária de $ 300,00 o apartamento tríplo (Rivadavia 1777, esquina Callao - fone 4372.0466 / 0264 e-mail: reserva@hoteldoscongresos.com ). Faremos um turismo pela manha e à tarde seguiremos para Montevideu-Uruguai.
Nosso turismo por Buenos Aires: Obelisco; Puerto Madero; Caminito e Casa Rosada.
Às 16:15h deixamo Buenos Aires apòs rodarmos 3.758km nesta 3ª etapa na Argentina.
A empresa BUQUEBUS (Ferry Boat) cobra $ 481.66 pesos argentinos para fazer a travessia (passageiro + moto).
As "amarras" para as motos sao fornecidas pela própria empresa BUQUEBUS.
Quanto à aduana Brasil / Uruguay, o brasileiro tem trânsito livre.
Nossa passagem pelo Uruguay será breve, provavelmente apenas um dia, razao pela qual cambiamos apenas R$ 200,00 ($ 2.100.00 pesos Uruguay).
Nesta noite de 23/01 para 24/01 (domingo para segunda-feira) estamos hospedados no Hotel Leoncia - Rivera 214 - Colônia Del Sacramento - Uruguay. e-mail: hleoncia@adinet.com.uy http://www.hotelleoncia.com/ tel: (5984 52) 22369 / 22049 / 22493 - Diária: U$ 80.00 (dólares) apartamento duplo. RECOMENDÁVEL.
Quilometragem total: 12.626km
Combustível gasto acumulado: 669 litros.
(lembrete: a acentuaçao gráfica está prejudicada por conta da configuraçao do teclado....)
¡Hasta pronto! ....rsrsr
30º dia de viagem - 24/01/11 - Segunda-feira
Deixamos Colônia Del Sacramento - Uruguay depois das 11h.
Após rodarmos 20km, a documentaçao de um dos motociclistas caiu e foi documentos para todos os lados da estrada. Após recolhermos a documentaçao seguimos viagem. Quando já haviamos rodado mais 62km, o dito motociclista sentiu falta de um documento funcional. Resultado: tivemos que voltar ao local em que os documentos cairam para procurar a carteira funcional. Ao encontrá-la, o mesmo ficou que nem criança quando ganha um doce... tudo resolvido seguimos viagem.
A estrada que estamos percorrendo é muito bem policiada, daquele tipo em que a viatura da polícia fica em local estratégico ("escondida ou na moita"). Manter o limite de velocidade da via é o mais recomendável.
Passamos por MONTEVIDEO às 16:30h. Visitamos a orla e seguimos viagem.
Chegamos à cidade de Punta Del Eeste-Uruguay às 18:23h.
Estamos hospedados na cabaña nº 106 do TIO TOM- Ruta interbalneária KM 115,5 - Tel.: (00598-42) 57 80 33 - administracion@tiotom.com - http://www.tiotom.com/ Portezuelo - Punta Del Este - Urugauy . Valor da diária: U$ 170,00 (dólares).
Quilometragem total rodada: 13.079km.
Combustível gasto acumulado: 673 litros
31º dia de viagem - 25/01/11 - Terça-feira.
Hoje foi dia de turismo na cidade de Punta Del Este e Maldonado, onde visitamos a obra "De los dedos" (dedos de concreto fincados na areia da Praia Bravo).
Observaçao sobre a hospedagem Cabañas do Tio Tom: além de ambientes para dormir e banheiro, ela tem uma cozinha. Ontem fizemos compras e cozinhamos nossa própria comida. Assim, o almoço, o jantar e o café da manhña, está sendo preprado por nós mesmos ... imaginem como está saindo essa comida....tá uma delícia!!!! Aqui tem motociclista bom de cozinha....kkkkk!!!
Bem, é isso! Nossa saída daqui está programada para amanhña (26/01/11) às 07:00h, quando pretendemos chegar até Porto Alegre-RS.
_________________________________________
Vamos atualizar o blog depois de 02 dias sem internet.
______________________________________
32° dia de viagem - 26/01/11 - Quarta-feira.
Deixamos Punta Del Este- Uruguay às 06:30h.
O dia começou com chuva, mas depois melhorou.
Às 09:30h chegamos à divisa Uruguay / Brasil, que é separado por apenas uma rua. De um lado, o Chuy do Uruguay (com y), do outro lado o Chuí Brasileiro (com i).
No total, rodamos 768 km em território Uruguay, incluindo os erros e voltas para procurar documentos e luvas perdidas.
Entre 14 e 15h pegamos uma chuva violenta, daquelas que os carros para no acostamento por falta de visibilidade. Foi apenas por uma hora, depois o tempo limpou e seguimos viagem com tranquilidade.
Às 15:50 passamos por Porto Alegre - RS-Brasil
Os últimos 200km do trecho da BR-101, entre Porto Alegre e Floripa, está horrível. Preferimos o rípio do que aquele trecho da BR.
Ás 22:30 horas chegamos em Florianpólis - SC - Brasil
Nesse dia rodamos 1263km, batemos o recorde da viagem.
Hospedagem: Hotel Cruzeiro - Rua Maria de Sousa 778 BR-101 KM 207 - Kebrasol São José - Santa Catarina - SC-BR. Tel.: 48-3259.0105
Diária: R$ 40.00 - "Apartamento" individual .
33° dia de viagem - 27-01-11 - Quinta-feira
Dia de turismo em Floripa. A filha de um dos motociclistas está morando na cidade. Aqui ele encontrou com toda a familia, que está passando as férias. Imaginem a alegria do nosso querido e amigo motociclista. O sorriso ia até a orelha....kkkkk!!!!
À noite, 02 motociclistas foram com Vonei (um dos donos do hotel), pessoa muito simpática e gentil, ao estádio RESSACADA assistir ao jogo do Avaí x Imbituda. O Avaí, time da Casa, perdeu por 1 x 0. Ainda bem que ninguém sabia que os motociclistas eramos de fora, pois poderiam chamá-los de "Pé-frio" e culpá-los pela derroto do time....rsrs
Para fechar a noite, fomos agraciados com peixe frito na hora, preparado pelo Astor, sogro da filha do dito querido motociclista.
34° dia de viagem - 28/01/11 - Sexta-feira.
Deixamos Floripa às 07:20h com tempo bom.
Às 20:00h chegamos em Ribeiro Preto - onde estamos nesse momento (22:00h 28/01/11).
Hoje rodamos 1038 km.
Quilometragem total: 15.531km.
Combustível gasto acumulado: 809 litros.
Hospedagem: Hotel Stream Palace - Rua Geneal Osáorio 830 / 850 . Fone: 16- 3977.3939
Diária: R$ 125,00 Apartamento duplo e R$ 104,00 Apartamento single (RECOMENDÁVEL).
35° Último dia de viagem - 29/01/11 - Sábado
Saímos de Ribeirão Preto às 09:25h. Passamos pela cidade de Guará-SP às 10:44h, oportunidade em que visitamos o irmão motociclista RENATO, amigo e integrante do Motoclube Águias do DF.
Nossa viagem se concluiu às 19:20h, quando chegamos ao posto de gasolina e shopping FLAMINGO -localizado na BR-020 - estrada de Sobradinho-DF.
A seguir, daremos algumas informações que por falta de tempo ou de oportunidade, não foram registradas tempestivamente.
01- As luvas que escolhemos para a viagem não suportaram a chuva e o frio ao mesmo tempo. Eram adequadas para a chuva ou para o frio, mas não os dois juntos. Quando chegamos em Corrientes e Ushuaia, dois motociclistas acertaram na compra de outras luvas, enquanto os demais, por masoquismo, continuaram com as mesmas luvas. Detalhe: todos tinham 03 ou mais pares de luvas, inclusive luvas cirúrgicas, que não teve nhuma utilidade.
02- As roupas de cordura, apesar do desconforto em usá-las, foram excelentes para o frio. Atenderam nossas expectativas, assim como as botas usadas.
03- Quanto as motos, trocamos o óleo do motor duas vezes: a primeira com 5.000km e a segunda com 11.000km. No tocante aos pneus, apenas um motociclista fez troca do pneu traseiro (na cidade de Chuy-Uruguay), embora o mesmo estive com meia-vida. Os demais chegaram com os pneus desgastados (totalmente sem-vida...rsrs).
04-Barracas e cobertores: por opção, apenas 02 motociclistas usaram apenas um dia.
05- Crises enfrentadas: a) falta de papel-moeda nos bancos argentinos; b) manifestação / protestos no Estreito de Magalhães, resultando na paralização das balsas que fazem a travessia do Estreito; c) falta de gasolina nos postos de combustíveis ao sul da Argentina (quanto realizávamos o percurso de volta); e por último, indisponibilidade de vagas em hotéis nas cidades ao norte da Argentina. Tratava-se de alta temporada dos argentinos e as cidades ao norte são litorâneas. Essa variável deve ser considerada em qualquer planejamento de viagem.
06- Objetos perdidos: luvas, óculos, livro e bandeira.
07- Tombos e quedas: três motociclistas cairam uma vez da moto, enquanto um motociclista caiu três vezes (não é nenhum trocadilho....rsrs). Consequência: apenas um motociclista, o que caiu três vezes, teve leve luxação e sua moto saiu avariada. Nada grave.
08 - Tivemos a felicidade de encontrar com a motociclista Pelicanos Helena (nossa querida Rita Lee), que estava, com sua filha, visitando o Ushuaia de avião.
09- Levar PEN DRIVE ou cartão de memória de reserva nas próximas viagens, é uma boa alternativa para fazer as cópias dos registros fotográficos (back-up).
AGRADECIMENTOS:
Quando estamos longe de casa, sentimos falta da comida caseira, da nossa cama, do contato e bate-papo com os familiares e amigos. É nessa hora em que as mensagens enviadas se tornam importantíssimas. Pois é uma das formas de demonstração de atenção, de carinho, amizade, calor humano ou simplesmente transmitir energia positiva e muita força para quem está tão distante. Todas as mensagens foram muito importantes para nós. Agradecemos a todos que tiveram a paciência de fazerem a leitura e deixarem sua mensagem. Da mesma forma, agradecemos àqueles que, embora não tenham enviado mensagem, devido aos obstáculos da informática, mas que fizeram chegar até nós, por e-mail ou por terceiros, que estavam acompanhando nossa viagem e desejando muito sucesso.
Obrigado! Obrigado! Obrigado! Obrigado!

Unknown disse...

É isso ai, desejo toda sorte e uma boa aventura para todos vc`s. Rafael Palma

Que Deus ilumine o caminho de voces! Em breve, dia 12/01 estaremos juntos, no Ushuaia. Bjs a todos, em especial ao Inácio. Giselda

Fernando Athaide disse...

Boa sorte pessoal, e que Deus esteja com vocês neste grande e maravilhoso trajeto.
Grande abraço do águia Fernando.

Gil Sena disse...

Prezados amigos, me sinto feliz por vcs estarem participando dessa emocionante aventura, podem ter certeza q almejo uma viagem dessas tmb, enquanto isso rogo a Deus para que tudo corra bem e vcs façam uma viagem maravilhosa,boa sorte a todos.

Unknown disse...

realizar uma aventura, não há nada melhor!boa sorte!

O bom de uma viagem assim é o durante; não o depois ; não o antes; Sei lá, é bom sempre !!!!!!!!
Sérgio Soares

Unknown disse...

Que Deus os abençoem nessa viagem. Vivam a alegria dessa aventura a cada instante, Deus os iluminem. Beijos para todos em especial para o Eduardo - Seus pais ( Marley e Luiz )

mirimalle disse...

Estou muito impressionada com a viagem de vcs...o percurso é fantastico e certamente será inesquecível. Também tenho vontade de fazer uma viagem à Pantagonia e estou ansiosa para as próximas postagens. Ficarei acompanhando. Boa Viagem e sorte a vcs...Parabéns a todos...e nos mande muitas fotos e notícias! :D
Abraços,
Carol (filha do Dj Raul)

Gil Sena disse...

A cada relato, fico aqui vibrando com essa viagen de vcs amigos, que tenham muito sucesso nessa tragetória, pq com certeza vou querer ouvir tim tim por tim tim tudo, hehhehe, um abraço a todos e um Bom Ano Novo, estejam onde estiverem Deus estará sempre aos seus lados.

Parabéns pela aventura!!!
Estou torcendo por vocês,Que Deus guie vossos caminhos!!
Alexandre Bombeiro

Unknown disse...

Estou orgulhoso de vocês, principalmente do meu cunhado, Inácio, por vivenciarem uma aventura inesquecível como essa.
Aproveitem cada momento, e que a força esteja com vocês (os caras são verdadeiros JEDAI's).
Embora tenha vontade de fazer uma aventura dessas, não sei se teria tamanha coragem.
Parabéns a todos.

Edmilson

É isso aí,
Estou aqui curtindo a viagem de vocês dia a dia e planejando quando farei a minha, creio que vou esperar meu filho de dezesseis anos completar os 18 e tirar a habilitação para irmos cada um em uma moto!
Curtam bastante e que Deus esteja com vocês!
Grande abraço!
Arides
LOBO NEGRO MC DF

Unknown disse...

Uau!!! Duas motos ficaram sem combustivel? Que loucura, ainda bem que tinham gasolina de reserva....
Cuidado da proxima vez. Que Deus o acompanham. Até dia 12/01 quando contraremos. Abraços a todos e um beijão no Inácio "cuidado meu amor", até breve. Giselda

Magui disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Parabéns pela ousadia rapazes. Vocês são exemplo e modelo prá todos nós!
A família Lins Lima está acompanhando "passo à passo" essa aventura maravilhosa. Uma curiosidade: cadê as fotos???! socializem as belezas que certamente vocês estão vendo...
Um forte abraço em todos!

Unknown disse...

Também senti falta de algo. Postem as fotos para que nós possamos visualizar as paisagens maravilhosas que vocês estão curtindo.
Que Deus ilumine o caminho de vocês.

Caso eu não consiga postar algo amanhã, aproveito a oportunidade para desejar a todos os blogueiros desta empreitada um ano novo repleto de realizações, realizações essas que nossos aventureiros já estão vivenciando.

Um forte abraço a todos e feliz 2011.

Edmilson

Fernando Athaide disse...

Feliz ano novo para todos...

Unknown disse...

É verdade, a Maqui e o Edmilson tem razão. Cadê as fotos?
Repassem para todos as fotos que voces estão tirando...
Giselda

Renata Patrici Lobo disse...

Aproveitem ao máximo esse sonho! Que Deus os acompanhe! Beijo grande Cadu e Renata

Unknown disse...

Olá pessoal!!! É muito bom acompanhar as postagens de vocês, poder sentir um pouco do que estão vivenciando! Ficamos sempre na expectativa de uma nova história dessa aventura...

Pai (Cláudio, já que há outros nessa jornada), estamos com saudade de você! Divirta-se muito por todos nós! Te amamos muito!

Att,
Claudinha e Família.

Unknown disse...

Olá, estou passando por aqui para desejar uma FELIZ ANO NOVO para todos, e para desejar uma boa viagem aos aventureiros na paz de DEUS!!!
QUE DEUS ILUMINE OS SEUS CAMINHOS!!!

ps: ainda bem que o Cláudinho insistiu em levar o galão com gasolina né? já pensô se num leva? rsrs!!!

Marco Aurélio(Coréy)
F.O. mc.

Unknown disse...

Feliz Ano Novo. Vcs sao muitos ousados. Estou com vontade de estar ai. Estamos sentido falta das fotos. Que Deus acompanhe vcs nesta longa aventura.
Fausto; Rosa; Joao Victor.

Gil Sena disse...

Amigos motociclistas q neste momento nem sei onde estão, rsrs, mais tudo bem sei que estão bem, pq se não tivessem notícias ruins chegam primeiro. Brincadeiras a parte vou ao que interessa: neste momento as 20.15 do dia 31 eu em frente a esta tela lendo tudo que tá se passando com vcs, fico aqui rogando a Deus pai todo poderoso criador do céu e da terra, para que fique de olho em vcs e pedindo para que essa viagem dê tudo certo e que no final a gente possa sentar na mesa de um bar que além da cerveja bem gelada, tmb degustarmos dessa viagem bonita que vcs estão fazendo. Desejo a vcs em meu nome do MC Águias do DF muita paz, saúde e felicidade neste ano vindouro, Um grande abraço e fique com Deus.

Roberto Sobral disse...

Feliz ano novo!
Desejo momentos maravilhosos ao grupo de aventureiros.
Uma viagem como essa é um privilégio para poucos. Desfrutem cada momento.
Há alguns dias, visitei os Andes e deu para ter uma pequena noção das paisagens que aguardam vocês.
Tirem muitas fotos (e postem no blog, é claro, já estamos sentindo falta de novas postagens).
Bem que eu queria acompanhar vcs com a minha XTZ 125... rrsss...
Cuidem-se e aproveitem!
Abraços,
Roberto
(Cláudio, obrigado pela camiseta. Ficou linda! Guardarei com muito carinho)

Unknown disse...

Feliz 2011 patagônicos!!!!!!! aproveitem muuuiiiiittttoooo !
bjs, muita atenção na estrada e que Deus os ilumine.
jaci

Unknown disse...

DEUS esta acompanhando esta linda viagem e eu sinto que estou dirigindo minha moto ao lado de voces..estao realizando um sonho de vcs e meu tambem..lembrese, please, escrever um pequeno livro sobre a viagem, filmar tudo que puderem e fotos..ofereco minha casa para passar foto e filmes no projetor...iodovaldo

estou na suica com muita neve, as ate -17 graus...fazendo skibunda na neve..estou com minha familia
e aguardando novo neto suico...mas sempre acompanhando esta maravilhos viagem de vcs..nao esquecam estou dirigindo ao lado de voces ...nao estao me vendo? imaginem...pois eu estou imaginando...desculpe portugues pois estou falando alemao, ingles e portugues ao mesmo tempo aqui e cria uma confusäao in my memory..o teclado e europeu e complicado..desculpe falhas...GOD BLESS YOU ..iodovaldo e graca

Unknown disse...

Feliz ANO NOVO, muita paz, saúde e prosperidade. Estamos acompanhando a viagem de vocês todos os dias. Aproveitem todos os momentos e que cada experiência seja vivida intensamente. Que DEUS acompanhe o grupo. Cláudia, Leandro e Felipe.

Águias Patagônicos, estamos todos torcendo por vocês, curtam bastante este momento único e registrem cada minuto para que possamos participar de tão linda aventura, Que DEUS continue ao lado de vocês iluminando seus caminhos. Um grande abraço e um beijo enviado pela Anísia é claro. Paulo Carvalho e Anísia em 01 de janeiro de 2011 as 12;11

Não poderia esquecer.. FELIZ 2011.........MUITA, MAS MUITA VIAGEM PARA ESTE ANO QUE SE INICIA.

Unknown disse...

Desejo um FELIZ 2011, aos "patagonicos" em especial ao Inácio, que esse ano os nossos corações transbodem de paz, alegria, fé e esperança que fazem parte de nossas vidas!

Vamos começar 2011 com atos de carinho, amor, reconhecimento e paz!

Abraços e beijos a todos.
Giselda

Querido Edu,
ontem nos foi passado o blog de sua viagem. A partir de agora vamos acompanhá-lo cada dia. Desejo que a viagem de vocês seja protegida por Deus. FELICIDADES E GRANDES REALIZAÇÕES EM 2011. Um grande beijo. Alyssa e família.

Águias do DF Moto Clube (Brasília) e Two Motorcyclists - Sorriso/MT - Brasil disse...

Nem sei se foi o Claudio que esqueceu o celular ou que teve que voltar junto com quem esqueceu...
Mas se foi, já imagino a cara que ele ficou ..
huuahuaha

Bjos e postem mais novidades!!!
Bárbara Lins
(filha do claudinho)

22222 disse...

joao paulo vovo eo estou com saudade
beijo

Boa Noite,
Tudo bem por aí pessoal?Aqui em Sobradinho chove, faz frio e nada de andar de moto;
Abraço a todos !
Sérgio Soares

Fonocon disse...

Un Gusto de tenerlos en nuestra casa de Santiago de Chile ... Mauro , Maite , Mario y Xio ..... Mañana travesía al Sur de Chile ....

Saludos y Cariños ...Buen Viaje ....

mjraes@yahoo.es

Unknown disse...

joven voces sao ricos uma diaria 22.000,00 (I am kiding)? pode informar quanto vale 1 real para o peso chileno..ah li que esta havendo terremoto em alguma parte do chile ...voces tem conhecimento? voces säo feras 4385 km.. 241 litros total.calculei certo de 13 a 14 km por litro em media?onde estäo as fotos?por favor coloquem a bandeira dos aguias ou algo dos aguias e do brasil, porque näao do df tambem? em algum lugar interessante que chame a atencao..e possivel?

a cerveja dos andes deve ser muito gostosa ...traz pra nos so...os alemaes sao feras tmbem atravessaram o oceano de moto...mas os baianos foram de caminhao...tao perto so...vamos comemorar esta vitoria uma viagem bela e com sucesso parabens...iodovaldo

UAU!!!
Quanta novidade nesse primeiros dias do ano! Mendonça é surreal... eu ficava encantada com as paisagens dos Andes, diferente de tudo que já vi!

E o frio, como estão se sentindo? Estão congelando muito por essa região?! Os ventos são muito fortes e gelados, de doer na pele!

É muito bom acompanhar as postagens! Tudo de bom para cada um de vocês!!! Grande abraço! Beijo grande para meu padre amado!

Claudinha (filha do Claudinho).

Muito bacana!
Que bom que agora vocês estão aproveitando para desfrutar mais a cidade, como a ida ao Mercado Central.
Também sou doida para conhecer essa senhora América, já oui muitas históras com ela.

Tudo de bom ao grupo!
Ushuaia cada vez mais perto.
Beijos

Bárbara Lins Lima

Magui disse...

Eita! estou imaginando uma foto noturna, panorâmica de Santiago tirada do alto de um edifício, deve ser linda! postem, please...
Pessoal, é tudo de bom essa viagem de vocês! Continuem curtindo, sejam cada dia mais felizes no restante do itinerário.
Grande abraço,
Magui Lins

Unknown disse...

Amigos aventureiros e as fotos? E sobre as estradas e o frio, algum comentário? Gostaríamos de maiores detalhes.
Aqui em Brasília estamos andando de barco, chuva ininterrupta 24 horas. Receba nossos votos de sucesso nesta aventura, um abraço do amigo

Ary Gregorio disse...

Ola meus amigos Amorim, Eduardo, Inacio e Claudio..So hoje comsegui postar comentario..Mas estou acompanhando a viagem e parece k a gente tbem participa de cada aventura..E muito legal Vcs comentar cada detalhe da viagem e os amigos fazer os comentarios..Estou muito feliz por Vcs e desejo k a viagem corra bem ate o final..Deus proteja cada Km da viagem e vamos tomar uma breja juntos la em BSB..Abços Ary e Bete.

Unknown disse...

Que legal! É bom saber que tem policias honestas ainda nesse planeta. Legal também voces terem ganho um botom deles, é bom guardar como lembrança das coisas boas que acontecem nessas viagens, como as fotos que eu sei que em breve voces devem postar. Beijos e abraços saudosos. Giselda

Cícero Moura disse...

Olá aventureiros!!!, passei aqui para parabenizá-los pela emocionante aventura. Estou acompanhando todos os dias. Os acontecidos como (esquecimento do celular, falta de combustível em duas motos, ventos arremessadores, diarréia rsrsrs.., entre outros) estão trazendo um toque especial de adrenalina ao passeio...
Muito bacana, admiro todos pela coragem e determinação, também estou esperando as fotos para que possamos compartilhar as maravilhas que estão apreciando...
Abraços a todos, especialmente ao amigo Cláudio.
CÍCERO MOURA.

dica disse...

Bom dia aventureiros, tenho acompanhado as postagens de vcs, entretando só hoje conseguir enviar meu comentário. Fico feliz e torcendo para que tudo continue dando certo, o restante,falta de combustivel, perda de capacete e outros, fazem parte desta aventura, senão não teria graça rsssssssssss. Sei o quanto vcs foram cuidadosos no planejamento desta viagem. Deus continui abençoando vcs em todos os momentos. beijos e um especial para o meu cunhado Inácio. Beijos Dica

Que maravilha ter dado tudo certo aé agora e nada de policiais corruptos!
Continuamos torcendo por vocês.
A virginia e o sérgio, que estão lá na Bahia, mandaram um abraços e desejam boa viagem ao grupo!!!

Beijos.

Bárbara Lins

Unknown disse...

esta viagem esta tao gostosa que se voces esperarem mais um pouco vou encontrar voces...claro de aviaao..
que bom estäao divulgando bastante o mc aguias do df...estou acompanhado ate 5929 km e 392 lts..continuo ao
lado de vcs na minha moto..muito bacana ...saudades ...parabens aguia iodovaldo

Unknown disse...

Desejo que vocês continuem tendo uma boa viagem. Tenho certeza de que as belezas naturais que estão observando superam as intempéries climáticas que estão passando.

Aproveito a oportunidade para mandar um forte abraço ao meu cunhado aventureiro Inácio e desejar que vocês quatro continuem a jornada traçada sem qualquer empecilho, caso vocês continuem viajando com vento lateral, fazendo tamanha força nos braços, meu cunhado vai chegar aqui mais forte que eu, hahahahaha.

Nossa, vento lateral eu detesto, não é Inácio?
Tenham muito cuidado. Beijos Giselda.

Unknown disse...

Desejo a todos muita cautela e tranquilidade para que o clima não seja um problema!!! Ao meu sogro Inácio, digo que hoje o Lucca pediu para subir na moto...deixei ele lá por um tempinho e quando voltei ele estava abraçado ao tanque com uma carinha triste resmungando bem baixinho algumas palavras, até que pude entender ele dizer: "saudade vovô....vovô foi embora"
Ele só expressou o sentimento de todos!!! Estamos com saudade viu, façam uma boa viajem!!! Beijos Tati e Lucca.

lá no meu ceará se diz assim,macho vocês sao muito corajosos.Parabèns a todos e a você Inácio nosso carinho.Vão com Deus,poi só ele para entender essas loucuras de seus filhos

Unknown disse...

Inácio sullivan é meu sobrinho,que esta te mandando o recado é a Marinete e o Joaquim.
abraços

Leone Valadares disse...

Muito legal.... muita sorte para vocês. estamos aguardando ansiosamente o regresso.

Olá, meu nome é Andreia.
Lembram de mim?
Eu e meu namorado Rafael encontramos com vocês em Santiago/Chile, no dia 02/01 (oitavo dia de viagem de vocês).
Desejamo-lhes "lindas paisagens" no decorrer dessa aventura.
Abraços
Andreia e Rafael Conselheiro Lafaiete/MG "BR040"

Magui disse...

Muito bacana, rapazes. A aventura que vocês viveram no 15° dia de viagem me estimulou muito a fazer o mesmo percurso; só que de JEEP!!! rsrsrsrss
Que o caminho de vocês seja cada vez mais bonito, grande abraço em todos,

Unknown disse...

Olá rapazes, tudo bem por ai? Claudinho e Inácio, com certeza estão super felizes, suas amadas foram ao seu encontro. Parabéns Inácio e Giselda que comemoraram dia 11/01/2011 em grande estilo ai no Ushuaia seus 33 anos de casados. Continuem postando mais comentários. Beijos e abraços em todos.
Dica

E aí pessooal, como vão as coisas??? continuem postando, relatem o que vocês estão vivenciando (está parecendo um Big Brother imaginativo - hahahahahaha).

Inácio e Giselda, parabéns pelos 33 anos de casados (33º - Bodas de Crizopala). Um abraço a todos.

Unknown disse...

ora que bacana 33 anos de casados comemorando no chile?
parabens inacio e giselda....espero ver a comemoracao do 50 anos de casados...abracos..aguia iodovaldo
ah li agora que uma administradora da terra do fogo comentou que ha um movimento impedindo a passagem de turista...em uschuaia tambem?...näao tem problema voces
curtem mais ainda...gostaria de saber porque näao atualizam as informacoes...estamos aguardando iodovaldo

rodrigoroad disse...

TODA LOUCURA SERÁ PERDOADA!!! E SE NÃO FOR LOUCURA NÃO TEM PERDÃO... A VOCÊS AVENTUREIROS E REALIZADORES DE SONHOS, DEDICO FRASES DE OUTRO NÃO MENOS AVENTUREIRO E CONHECEDOR DO QUE É SIMPLESMENTE, VIVER... SAÚDE E PAZ EM TODO TRAJETO E QUE A FELICIDADE SEJA A MELHOR COMPANHIA, ABRAÇOS! RODRIGO ROAD.

Um Homem Precisa Viajar.
Por Sua Conta, Não Por Meio De Histórias, Imagens, Livros Ou Tv.
Precisa Viajar Por Si, Com Seus Olhos E Pés, Para Entender O Que É Seu.
Para Um Dia Plantar As Suas Próprias Árvores E Dar-Lhes Valor.
Conhecer O Frio Para Desfrutar O Calor. E O Oposto.
Sentir A Distância E O Desabrigo Para Estar Bem Sob O Próprio Teto.
Um Homem Precisa Viajar Para Lugares Que Não Conhece Para Quebrar Essa Arrogância Que Nos Faz Ver O Mundo Como O Imaginamos, E Não Simplesmente Como É Ou Pode Ser.
Que Nos Faz Professores E Doutores Do Que Não Vimos, Quando Deveríamos Ser Alunos, E Simplesmente Ir Ver”
Pensar No Sentido Da Solidão.
Um Estado Interior Que Não Depende Da Distância...Nem Do Isolamento; Um Vazio Que Invade As Pessoas...
E Que A Simples Companhia Ou Presença Humana Não Pode Preencher.
Solidão Foi A Única Coisa Que Eu Não Senti, Depois Que Parti...Nunca...Em Momento Algum.
Estava, Sim, Atacado De Uma Voraz Saudade.
De Tudo E De Todos, De Coisas E De Pessoas Que Há Muito Tempo Não Via.
Mas A Saudade Às Vezes Faz Bem Ao Coração.
Valoriza Os Sentimentos, Acende As Esperanças E Apaga As Distâncias.
Quem Tem Um Amigo, Mesmo Que Um Só, Não Importa Onde Se Encontre, Jamais Sofrerá De Solidão; Poderá Morrer De Saudade...Mas Não Estará Só!
Um Homem Precisa Viajar, Por Sua Conta, Não Por Meio De Histórias, Imagens, Livros E Tevês, Precisa Viajar, Por Si, Com Os Olhos E Pés, Para Entender O Que É Seu …
Descobri Como É Bom Chegar Quando Se Tem Paciência.
E Para Se Chegar, Onde Quer Que Seja, Aprendi Que Não É Preciso Dominar A Força, Mas A Razão.
É Preciso, Antes De Mais Nada, Querer.

Autoria: Amyr Klink

Magui disse...

Belíssimas e muito apropriadas as palavras do Amyr Klink, postadas por Rodrigo Road e que refletem a aventura de nossos amigos, afinal ELES CONQUISTARAM O USHUAIA!!! Parabéns rapazes. Agora que estão com os corpos mais descansados e os corações turbinados, desejo que no caminho de volta sejam acompanhados pela bondade, beleza e alegria. Abração,
Magui
P.S.: Giselda e Inácio, parabéns pelo aniversário de casamento e pela bela forma de comemorarem.

Luciane disse...

Felicidades e Parabéns!
Que a graça de Deus continue com todos. Agradeço a Deus por ter enviado seus anjos para protegê-los em todos os instantes e momentos difíceis desta viagem e peço a Ele que esses mesmos anjos que os levaram os tragam sobre a proteção divina do Senhor Jesus.
Parabéns Sr Inácio e Sra Giselda por mais um ano de união assistida por Deus. Parabéns pelo aniversário de casamento. Sr Inácio estamos aguardando ansiosos para nos contar detalhes da viagem. Um abraço. Luciane, Alysson e Carmem.

Unknown disse...

Amorim e a turma toda bom regresso ao Brasil!
Deus guarde e guie todos!!
Espero ancioso,os relatos,pois dia 05/02/11 partiremos para Ushuaia,fazendo quase o mesmo trajeto.
Forte abraço!!!
Alexandre Bombeiro

Fonocon disse...

Felicidades por su exitoso viaje, son unos mostruos sobre las motos!! Un abrazo enorme de parte de sus amigos de Santiago...

Xiomara, Maite y Mario!

Unknown disse...

Excelente a idéia de relatar a viagem em um blog, indicando como futuros viajantes podem repeti-la um dia. As indicações dos pontos de interesse, hoteis, dificuldades, etc., são dicas imperdíveis para os amantes da aventura. Uma viagem inesquecível é o que todo viajante deseja quando parte em uma nova jornada, e não nos esqueçamos nunca de que a própria vida é a maior viagem de todas. Carpe diem! Abraços a todos, em especial ao Cláudio. Sander - DPU Categoria Especial.

Claúdio, fico feliz, que a viagem esteja dentro do planejado. Estou esperando, ansiosa, seu retorno para ouvir as histórias dessa aventura. Deus acompanhei todos vcs.

Kátia - DPU

Unknown disse...

Estamos torcendo para que tudo continue bem na viagem de voces, estamos bem e com muitas saudades,

Beijos Leandro, Claudia, Felipe, Ary e Bete.

Cícero Moura disse...

Cláudio e demais motociclístas, estou na torcida para que tudo continue ocorrendo conforme planejaram detalhadamente. Deus abençoe vocês a cada dia, iluminando as decisões do grupo para que permaneçam acertadas...
Parabéns pela determinação de todos,
Abraços, em especial ao amigo Cláudio,

Cícero Moura.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Hola Padre!!!!

Qué bueno! Muchas cosas estupendas!!!! Ao mesmo tempo que ficamos preocupados com algumas notícias (seja rípio, ventos, frio ou pequenos desencontros), ficamos felizes em acompanhar as novidades.

Mas tenham certeza de que todos estamos mais felizes é com a chegada de vcs que se aproxima!!! huhuu

Abraços a todos!!

Bjo no pai querido!!!

Claudinha, Roberto, Magui, Babi e Caio!

Amigo Claúdio,

seja bem-vindo em nossa cidade, graça a Deus a torcida dos amigos.

Abraços
Kátia

Cícero Moura disse...

E aí meu amigo Cláudio, enfim chegaram, rsrs...
Somente hoje pude atualizar minha leitura desta emocionante aventura, foi muito bom acompanhar todos os momentos que vocês atenciosamente compartilharam. Com certeza todos que leram as postagem, além de poder matar um pouco as saudades e conhecer um pouco sobre os lugares por onde passaram, também aprenderam muito sobre as variáveis de um passeio desta proporção.
Mais uma vez parabéns a todos os aventureiros e, em tempo, SEJAM BEM VINDOS A CIDADE DE ORIGEM.